Biopsia de mama dirigida por ultrassonografia

Biopsia de mama dirigida por Ultrassonografias

Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer. A amostra removida durante a biópsia é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Se células cancerígenas estão presentes, o patologista determinará o tipo de câncer de mama a que corresponde.

  • Precisa agendar?

    Sim.

  • Qual o Prazo de Entrega?

    conforme o laboratório escolhido

  • Informações sobre o procedimento

    Trata-se de biópsia de mama realizada com agulha fina ou grossa (a critério médico), guiada por ultrassonografia. 

  • Quais são os critérios de realização?

    Este exame é realizado somente com solicitação médica.

    No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.

    Devem ser apresentados resultados anteriores: Ultrassom das mamas, Mamografias e Ressonâncias, se houver. 


  • Quais os preparos para esse exame?

    O uso de antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) deve ser suspenso 48 horas antes do exame, mas somente com o consentimento e supervisão do médico assistente.

    O uso de anticoagulantes deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento.

    Caso necessite fazer uso de analgésicos, poderá tomar dipirona (Novalgina®) ou paracetamol (Tylenol®), na dosagem que está habituada. 

    No dia do exame, é necessário comparecer de sutiã justo e blusa abotoada na frente. 


  • Quais os cuidados após o exame?

    A cliente não deve ir embora dirigindo.

  • Observações

    Para este exame, além do procedimento de punção (uso de agulha fina) ou biópsia (uso de agulha grossa), será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado: exame citológico (no caso de punção) ou anatomopatológico (no caso de biópsia).

    Se houver a necessidade da realização de punções ou biópsias de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos ou anatomopatológicos de cada lesão diferente que for puncionada ou biopsiada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.

    Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico ou anatomopatológico. Caso sejam realizadas punções ou biópsias de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos ou anatomopatológicos). 


Share by: