Inserção de dispositivo intrauterino, DIU

Inserção de dispositivo intrauterino, DIU

O DIU é um método contraceptivo do grupo dos LARCs, sigla em inglês para Método Contraceptivo de Longa Duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que culminam por evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro para evitar a longo prazo uma gestação. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

  • Precisa agendar?

    Precisa agendar, preferencialmente no período menstrual.

  • Informações sobre o procedimento

    O procedimento não é feito em gestantes, nem em mulheres com suspeita de gravidez, infecção urinária e endometrite (infecção uterina).

    A cliente deverá apresentar o resultado dos exames de ultrassonografia transvaginal e exame de citologia oncótica cervicovaginal (Papanicolaou) no dia do procedimento. Esses resultados devem estar dentro do prazo de validade de 1 (um) ano. Na falta do resultado desses exames, o procedimento NÃO poderá ser realizado. 


  • Quais são os critérios de realização?

    Este exame é realizado somente com solicitação médica.

    No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.

    Devem ser apresentados resultados anteriores Ultrassom das mamas, Mamografias e Ressonâncias, se houver. 


  • Quais os preparos para esse exame?

    O uso de antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) deve ser suspenso 48 horas antes do procedimento, mas somente com o consentimento e supervisão do médico assistente.

    O uso de anticoagulantes deverá apenas ser informado ao médico antes do procedimento.

    Caso necessite fazer uso de analgésicos, poderá tomar dipirona (Novalgina®) ou paracetamol (Tylenol®), na dosagem que está habituada. 


  • Observações

    A presença de quadro agudo de infecção vaginal impede a realização do procedimento.


    A inserção do DIU , em ambiente ambulatorial, é efetuada sem anestesia geral, com escolha a critério médico de anestesia local.


Share by: