Ultrassonografia Morfológico de 2º trimestre

Deve ser realizado prioritariamente entre 20 e 24 semanas de gestação pois esta é a melhor época para visualizar as alterações anatômicas. Atualmente é um exame de rotina em todas as gestações, no qual é feita uma avaliação detalhada sobre a anatomia fetal. Mesmo considerando as limitações técnicas inerentes ao ultrassom, a sensibilidade do ultrassom morfológico para detecção de malformações fetais é de aproximadamente 85%. É o exame de escolha para o acompanhamento de malformações já diagnosticadas em qualquer fase da gestação. Devido a sua importância, deve ser realizado preferencialmente por médico com especialização em Obstetrícia, o que permite que a maioria das malformações possam ser vistas já nesta época. Nesta mesma idade gestacional e de acordo com a solicitação de seu obstetra, também pode-se realizar a avaliação do Colo Uterino para a verificação Risco de Parto Prematuro (via transvaginal) e a Avaliação das Artérias Uterinas para Risco de Pré-Eclâmpsia (Dopplerfluxometria)

  • Precisa agendar?

    Sim.

  • Qual o Prazo de Entrega?

    Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) 

  • Quais são os critérios de realização?

     É necessário apresentação de pedido médico.

    Este exame pode ser realizado, entre 18 e 24 semanas de gestação (preferencialmente de 20 a 24 semanas). 

    É necessário apresentar todos os exames feitos na gestação em curso.


  • Observações

    Esse exame avalia um único feto. Em caso de gestação múltipla (gemelar), favor informar no ato do agendamento.

    Exame realizado em equipamento de ultrassonografia Voluson E8 ou E10 com tecnologia 4D de última geração. A realização da imagem 4D depende da posição fetal.

    Nenhum exame de ultrassonografia é realizado totalmente em 3D ou 4D. Esse recurso é utilizado, a critério do ultrassonografista, adicionalmente as medidas tradicionais da ultrassonografia bidimensional.

    As imagens deste exame poderão ser, se previamente autorizado, enviadas através do WhatsApp da paciente.